domingo, 21 de agosto de 2011

Eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada *

*Clarice Lispector


Quero compreender o que acontece com Sofia, ela está arrasada, mas carrega um sorriso no rosto como se não houvesse acontecido nada, como se seu coração não estivesse ferido.
Depois de um encontro malfadado na lanchonete entre Renato, sua namorada e ela, Sofia – se é que aquilo se pode chamar de encontro –, não havia mais visto o dono de seu coração e de seus pensamentos.
Recusava-se enfaticamente de vê-lo. Ela sabia, em seu intimo, que não suportaria e que não suportando, nada poderia fazer, porque nada poderia ser feito.
“Conforme-se”, não era isso que Igor tinha lhe aconselhado?! Ah, desde quando as pessoas escutam conselhos. As pessoas têm um trato mágico e peculiar para aprenderem a viver: quebrando a cara, adquirindo suas próprias experiências e tentando ensinar aos que não quebraram a cara ainda, o ‘caminho’’ certo para não quebrá-la. Tudo é um ciclo. Ninguém escuta ninguém. Ninguém vive a vida de ninguém, por mais que se intrometam na vida dos outros, não se pode viver a vida intrometida como se fosse sua. Você se mete, dá palpite e mais nada, absolutamente nada, pode fazer para mudar a vida do outro.
Anna e Igor, por mais que quisessem, nada podiam fazer para mudar a vida de Sofia, para fazê-la deixar de sofrer por Renato ou até mesmo fazê-la deixar de fingir que não estava sofrendo.
Negação da dor é uma fase pela qual todos os corações partidos e inconformados passam. É fato incontestável. Mas Sofia estava ficando descontroladamente chata ao tentar ser legal, porque exagerava na dose de alegria, ficava superficial e explicito que algo de muito errado estava acontecendo.
Anna vendo o ‘desespero de felicidade’ da amiga foi conversar com ela:
_Sofia você precisa assumir que não está bem.
_Como? Eu estou ótima, nunca estive melhor..._respondeu Sofia.
Anna segurou as mãos da amiga e disse:
_Eu te conheço tão bem... Sei quando esta alegre, quando está triste e quando está mentindo. Você está demasiadamente triste e está mentindo descaradamente para mim e o pior: para você mesma!
Sofia olhou a amiga, a máscara caia de seu rosto, seus olhos ficaram marejados de lágrimas:
_Anna... Eu não quero pensar nisso...
_E você tem conseguido ficar sem pensar?
_Não_assumiu_ tenho pensado o tempo todo. Tanto que se torna insuportável.
_Eu estou aqui Sofia, para te ajudar justamente com as coisas insuportáveis. Só quero que você me deixe ajudar. Sou tua amiga e estou do teu lado.
_Será justo te martirizar com minhas lágrimas?
_Estou aqui para ajudar a secá-las! Você não percebe que é isso o que os amigos fazem?
Anna e Sofia abraçadas. Sofia derramava lágrimas e Anna, com um lenço, enxugava-as. Entretanto este gesto significava bem mais que isso...

[Camila Márcia]



A necessidade em se mostrar feliz só destaca as tentativas de esconder o próprio desespero. (Lí Sant.)

Um comentário:

  1. Minha frase :D, primeira vez que me vejo em outro blog, to besta kkkkkkk
    Mascarar sentimentos foi uma coisa que eu aprendir que só faz mal a nós mesmos. Essa frase foi para alguém q estar em desespero em se mostrar feliz pra mim, ele esqueceu q eu o conheço demais.


    Xero moça XD

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...