sábado, 12 de janeiro de 2013

Discurso de Oradora



Camila Márcia

Boa noite a todos que se fazem presentes neste momento tão especial: magnífico Reitor Professor Antonio Colaço Martins, vice-reitora Professora Palmira, diretores de centros, coordenadores, professores, concludentes, familiares e amigos.

Acredito que estar hoje, aqui, celebrando a nossa formatura, além de uma grande conquista, é um momento mágico em que podemos refletir e, de certa forma, até visualizar tudo o passamos durante o período de formação: todas as dificuldades que vencemos, tudo o que tivemos que renunciar e como os nossos passos foram capazes de nos direcionar para este momento único.

Tenho certeza de que este momento tem um significado especial e particular para cada um de nós e este é o motivo de ele ser inesquecível, porque cada um de nós tem uma história para contar, uma emoção, um sentimento que não somos capazes de descrever.

Ao longo de nossa trajetória de formação, a qual gosto de chamar de “Aventuras Universitárias”, aprendemos muitos valores e, também, aprendemos a admirar muitas pessoas que entraram em nossas vidas e que contribuíram imensuravelmente para adquirirmos o conhecimento que hoje temos.

Neste ambiente acadêmico, abriu-se um campo imensamente vasto de conhecimentos que embora soubéssemos que existiam não tínhamos noção de como seria aprender. Antes de entrarmos e desbravarmos este novo universo, a faculdade era uma incógnita, um sonho que visamos conquistar e, com certeza, conseguimos!

Hoje, vemos realizado um sonho que compartilhamos ao longo desses anos de formação, com nossos pais, familiares, amigos, professores e companheiros de turma. Um sonho que foi capaz de se concretizar porque ousamos acreditar que era possível e fomos à luta.

Acredito que se cada um de nós pudesse dizer o que este momento significa ouviríamos as seguintes expressões: “Uma conquista”, “Um sonho realizado”, “Uma Vitória alcançada”, pode parecer clichê, mas é isso mesmo, hoje é um marco na nossa vida: Um Dia Histórico. Nosso coração fala e embora seja difícil transformar sentimentos em palavras é exatamente isso: hoje é um dia de realização, um dia em que a alegria está transbordando e que não temos medo de demonstrá-la e o principal, dividi-la com quem amamos. Sentimos prazer em compartilhar estas emoções e recordar tudo o que nos levou a chegar até aqui.

A alegria que sentimos hoje é urgente e se expressa livre e espontaneamente distribuindo sorrisos e nos fazendo esquecer as tristezas e ilusões. É tempo de comemorar, de sentir o frio na barriga e saber que estamos realizando um grande feito, que agora somos profissionais e toda e qualquer profissão é um grande legado, é uma grande honra.

Vamos em frente! Vamos assumir nossas profissões com garra e responsabilidade porque sabemos que, estar aqui, significa que fomos formados para sermos excelentes profissionais e darmos o melhor de nós. Vamos sair pelo mundo e conquistar nosso espaço e reconhecimento. Trabalhar, porque é através do trabalho que poderemos obter novas conquistas e ajudar pessoas com as luzes do saber aqui adquiridas. Quem sabe, mudar a vida de alguém, ensinar outras pessoas a buscarem realizar seus sonhos e a persistirem na luta.

Sairemos, sim, da universidade, mas jamais esqueceremos tudo o que passamos por aqui. Sairemos com o sentimento de dever cumprido e levaremos por nosso caminho o nome da Universidade Estadual Vale do Acaraú, a formação grandiosa e a mudança concreta que ela nos proporcionou e que soubemos abraçar ao entrarmos nela.

Quem, neste momento, não consegue se lembrar da emoção e o bater descompassado do coração quando vimos o nosso nome na lista de aprovados? Quem sabe, naquele momento, não saímos pulando e gritando pela casa: “Eu passei! Eu passei!” e recebemos abraços e parabéns, mas nosso nome na lista foi apenas o começo da conquista e um sutil passo para realizações futuras. Teríamos que ser perseverantes e batalhadores para conseguimos permanecer aqui, por anos, com a mesma alegria com a qual entramos e com o desejo cada vez maior de continuarmos e nos esforçarmos até o dia de hoje e, vejam só, aqui estamos todos nós, com o coração ainda descompassado a bater as nossas alegrias no peito. Emoção, definitivamente, é sentir!

Entretanto, é impossível não lembrarmos, neste momento singular, também, daquelas pessoas que começaram a realizar esse sonho junto conosco e, que por decisão, destino ou fatalidade, não conseguiram chegar até o dia de hoje. Às vezes, as pessoas são obrigadas a sair do campo de batalha ou simplesmente mudam de sonhos, mas isso não significa que elas deixaram de torcer por nós ou desistiram de sonhar, significa que, na vida, há coisas mais fortes e nas quais não podemos interferir, porque a decisão não é nossa, mas de outros fatores.

Sei que nesse momento a saudade aperta - num abraço - os nossos corações e, talvez seja impossível reter algumas lágrimas quando nos lembramos dessas pessoas, mas é importante lembrarmos de cada um que faz ou fez parte desta trajetória e lhes dedicarmos nossa vitória, pois onde quer que estejam serão capazes de sentir nossa alegria. Porque o amor, o carinho e a amizade transformam as emoções e sentimentos em algo coletivo que necessita ser compartilhado e, pode ser sentido a milhares de quilômetros de distância, ou em outro plano. A energia do amor ultrapassa barreiras e pode tocar até a mais insensível das pessoas.

É claro, que os laços que fizemos durante este tempo, podem se estreitar ou se desfazerem, mas serão igualmente inesquecíveis. Sempre existirá esse momento para nos recordamos, sempre existirão flores para serem regadas e colhidas, aliás, sonhos para serem tocados.

Já dizia Clarice Lispector “Ainda bem que sempre existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos. E outras pessoas. E outras coisas...”. Daremos continuidade a este sonho plantado e cultivaremos muitos outros e, tenho certeza, de que hoje, somos as mesmas pessoas que sempre fomos, só que mais sabidas, mais competentes, experientes e estamos no mundo para fazermos a diferença e, embora, sejamos um, ou dois, ou dez, ou mil, temos a obrigação de fazer a nossa parte e fazer da melhor maneira possível.

Vale lembrar que, embora, este momento seja de grande emoção, o aqui e o agora é apenas o começo de novos desafios que, com certeza, virão pela frente, porque a vida continua e há dias em que amanheceremos especialmente felizes, empolgados, com um sorriso largo no rosto, mas também haverá dias em que teremos que lidar com a dor, com o mar de lágrimas que temos no nosso interior e com as desilusões. Entretanto, abramos os olhos e treinemos nossas emoções e força de vontade, para que possamos nos habituar e aceitar nossas conquistas e derrotas e, de ambas as situações, colhermos sempre o melhor.

Isso me faz lembrar uma frase de Victor Hugo que diz o seguinte: “O espírito enriquece-se com o que recebe; o coração com o que dá”. E, de forma singela, espero que nosso espírito esteja enriquecido com o saber, a boa-vontade e a perseverança de continuar esta história para que nosso coração se enriqueça cada vez que dermos e compartilharmos nosso saber ou nossas palavras e sonhos com outras pessoas.

Para finalizar, desejo que sejamos, incondicionalmente, eternos aprendizes na escola da vida e que cultivemos sempre a sensibilidade, a humildade e a capacidade de nos deslumbrarmos com as delicadezas da vida e que possamos ter milhares de sonhos no coração, porque se os nossos sonhos nos trouxeram até aqui, podemos seguir sonhando para que eles nos levem muito mais longe. Obrigada!



Camila Márcia.

Este foi o discurso que fiz para a cerimônia de outorga de grau ao finalizar a minha graduação de Letras no dia 10 de janeiro (2013). Foi maravilhoso ser a representante de todos os que, assim como eu, chegaram ao final da graduação: realizaram este sonho. Parabéns para nós e... a trajetória continua! 

Um comentário:

  1. Excelente Discurso Camila! Parabéns! Você escreve muito bem, pois deveria trabalhar para mim como Freelancer e encher o meu Blog de Conteúdo de qualidade, pra que eu possa ganhar tráfego e dinheiro. kkkk
    Visita o meu Blog: http://blogedinheiro.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...