domingo, 18 de setembro de 2011

A humilhação doía mais que a própria dor...*


*O Meu Pé de Laranja Lima
de José Mauro de Vasconcelos


No dia seguinte, Sofia estava parada no corredor da escola conversando com Anna, dizendo-lhe tudo o que tinha se passado ontem ao pôr-do-sol, dizendo-lhe que passou a noite em claro pensando em cada palavra, em cada beijo, nos toques e carícias de Renato.
Anna escutava incrédula o que a amiga dizia. “Como assim? Renato criou coragem?”. É neste momento que Renato aparece no corredor.
Sofia devaneou durante a noite toda este momento em que ele se aproximava dela no corredor da escola, pegava uma mecha de seu cabelo e colocava-o atrás de sua orelha, olhava-lhe nos olhos e dava-lhe um beijo estalado. Todos iriam assistir esta cena extasiados.
Entretanto, o que aconteceu foi totalmente imprevisto, não estava nos planos, no roteiro, nos devaneios e nunca passaria pela cabeça de Sofia tal atitude. Renato ao se aproximar de Anna e Sofia virou o rosto e nem ao menos deu ‘bom dia’.
“Bom dia” soaria irônico para Sofia, já que começava ruim. Sofia estava estática com o melhor dos sorrisos nos lábios vendo Renato vir em sua direção – tudo em câmera lenta – quando de repente ele vira o rosto. O sorriso tão deslumbrante de Sofia escorre pelo canto da boca e curva-se para baixo. Tristeza profunda. Vergonha. Decepção. Humilhação.
Sofia continua olhando para Renato, talvez no final do corredor ele dê uma sutil olhada. Mas não... Nada. Os olhos de Sofia ficam repletos de lágrimas. Lágrimas quando insistem em cair não adianta segurar, senão elas saem com todo o drama dos soluços. Não queria que todos a vissem chorar, saiu apressada pelo corredor e foi trancar-se no banheiro. Anna foi atrás da amiga.
Sofia só pensava: “Por que você insiste em me machucar Renato?”.
Foi para a pia, olhou-se no espelho e viu o lápis e o rímel borrados, estava tão bonita! Ela viu os meninos da esquina soltando ‘psiu’ e agora estava ela, ali, devastada. Horrorosa!
Anna abriu a porta do banheiro puxou a amiga e abraçou-a.
_Ele me ignorou Anna, agiu como se eu fosse uma parede, como se eu não existisse_ deixou escapar Sofia_ por quê?!!!
Anna abraçava-a mais forte.
Dentro do peito estava o coração de Sofia em cacos, espremido, apertado. Era como se lhe enfiassem pregos e, cada Tum-tum do coração, era como uma martelada. Porque amar doía.
Silêncio. Suspiro. Quem chorava agora? De quem eram aqueles soluços? Anna?
Sofia afastou-se e olhou a amiga, perguntou:
_Por que você também está chorando?
Anna olhou Sofia e disse:
_Não sei o que te dizer Sofia, então, deixe-me chorar com você!
Sofia abraçou a amiga e sussurrou:
_Um dia eu aprendo a esquecê-lo! Está doendo tanto Anna, dói tanto, uma dor que não é só de amor é de raiva, a raiva também dói na gente, porque machuca. Sinto-me tão humilhada...
Ambas lavaram os rostos, pegaram as mochilas e saíram da escola. Porque tem dias que é impossível se concentrar em coisas normais. Então, a unica saída é sair por aí a se concentrar nas pequenas coisas, ou simplesmente esvaziar a tensão, as tristezas.

[Camila Márcia]

4 comentários:

  1. Apesar de opostos, raiva e amor são capazaes de nos dar a mesma dor, rpofunda dor.

    ResponderExcluir
  2. Sério, por essa eu não esperava S: Mas acredito que ele vai se arrepender e perceber que fez errado, ou não? :S

    Parabéns novamente Mila o/ sabe que a história de Sófia que inspirou a história de William, então sempre muito bom lê-la.

    ResponderExcluir
  3. Apesar da dor é bom saber que se tem uma amiga pra chorar junto.
    =/
    Achei tão linda essa parte, Myla!

    Mas, poxa... o Renato é um babaca, rs.
    =/
    Brincar com os sentimentos da menina assim, mas ele vai consertar os erros de agora.

    :)

    beeijo*

    ResponderExcluir
  4. We're a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your site provided us with valuable information to work on. You've рerformed аn impгessive aсtivity
    and our whole group might be thankful to you.

    Check out my website; http://www.nycpedia.Org/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...