sábado, 25 de setembro de 2010

Gestos Significativos

Se você não consegue expressar o que está sentindo para alguém você se sente frustrado não é mesmo? É comum expressarmos o que sentimos e a linguagem tem essa função primordial, seja ela verbal ou gestual.
Entretanto, apesar de a linguagem ser a ponte que liga um ser humano ao outro, há ocasiões em que nos deparamos com linguagens desconhecidas, que ao invés de servir como elo de comunicação complica cada vez mais nosso entendimento.
No Brasil nos deparamos com uma realidade cada vez mais marcante entre a comunidade de surdo-mudos que encontram diversas barreiras, tanto para efetivarem comunicação com outras pessoas da sociedade quanto para poderem ter direito a educação. Uma realidade que vem sendo modificada a passos lentos, mas promissores.
Segundo a Legislação LEI Nº 10.436DECRETO Nº 5.626, DE 22/12/2005:
Art. 3o As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.
Art. 4o O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente.
Art. 3o A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
O que nos resta é torcer é para que o que já é lei saia do papel e se torne uma realidade nacional, ou seja, esteja presente na vida de cada brasileiro pois, como sabemos já existem instituições no Brasil que efetivaram essas leis.
Para saber mais acesse: http://www.libras.org.br/

[Camila Márcia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...